Com a chegada do verão, das férias e da alta temporada no hemisfério norte, cresce a procura por viagens à Europa, e especialmente à Espanha. Após vários meses de pandemia, é enorme a quantidade de pessoas que quer rever familiares que vivem no exterior, precisa resolver questões burocráticas ou simplesmente deseja espairecer em um ambiente com o COVID19 controlado.

Como comentamos aqui, brasileiros já podem entrar na Espanha cumprindo requisitos. No caso de estudantes estrangeiros, a vacina pode ser dispensada em alguns casos. Porém para o turista, sempre é necessário que tenha recebido uma das seguintes vacinas contra o COVID19.

Vacinas aceitas

Desde do dia 07/06/2021 está permitida a entrada na Espanha de turistas que tenham recebido todas as doses necessárias de qualquer vacina reconhecida pela UE, através de sua Agência Europeia de Medicamentos (EMA), ou pela ONU, através da Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, portanto, as vacinas aceitas são as seguintes:

  • AstraZeneca
  • Pfizer
  • Moderna
  • Janssen
  • Sinopharm
  • Sinovac-Coronavac

Vacinas não aceitas

As vacinas que não tenham recebido autorização para uso emergencial pela EMA ou pela OMS não valem para o cumprimento do requisito de entrada na Espanha. Até o presente momento, a Agência Europeia de Medicamentos não se pronunciou de maneira definitiva sobre a aprovação da vacina russa Sputnik V. Dessa forma, a vacina russa não entra no catálogo de vacinas aceitas.

Passaporte ou certificado de vacinação

A União Europeia criou oficialmente o passaporte de vacinação, que permite a livre circulação de pessoas entre países da UE sem necessidade de exames ou de quarentena. Contudo, esse passaporte somente é concedido aos residentes nos países do bloco, de modo que os turistas de fora da União Europeia não contam com tal documento.

Brasileiros e outros turistas de fora da UE podem comprovar a imunização frente ao COVID19 mediante um certificado de vacinação, emitido em inglês, espanhol, francês ou alemão, que deve conter algumas informações mínimas como:

  • Dados pessoais do turista
  • Marca da vacina
  • Data das doses recebidas

Outros requisitos

Além da vacina, a entrada de turistas na Espanha se submete ao cumprimento de outros requisitos como validade determinada do passaporte, passagem de retorno, reserva de alojamento ou carta convite e dinheiro por dia de viagem. Confira aqui todos os requisitos de entrada do turista na Espanha.

Por outro lado, até o presente momento, também é necessário que os turistas provenientes do Brasil não utilizem voos diretos do Brasil para a Espanha, mas que a partida seja feita de outro país. Confira aqui os voos autorizados.