Carta convite

A carta de invitación ou carta convite é um documento que uma pessoa residente legal na Espanha, ou espanhol, tramita para que o convidado estrangeiro possa entrar e permanecer no país como turista. É importante diferenciar os requisitos oficiais para a carta e os requisitos recomendáveis na prática, pois ainda que a normativa pareça ser bastante flexível, no momento de emitir a carta, a polícia costuma analisar outros documentos que não constam na informação oficial.

Como já tratamos aqui, o turista brasileiro não precisa de visto para entrar na Espanha, contudo necessita preencher alguns requisitos na hora da entrada, como apresentar a reserva em hotel durante o período em que pretende ficar como turista no país. A carta de invitación serve justamente para dispensar o turista de comprovar esse  requisito.

Até alguns anos atrás, a carta de invitación era feita por escritura pública no tabelionato espanhol (parecido como se faz no Brasil). Mas o tabelião não tinha como comprovar que o residente na Espanha podia realmente acolher o estrangeiro na sua casa, isto é, que tinha espaço em casa ou meios econômicos para sufragar os gastos de um hóspede em casa.

Hoje em dia, para que tenha validade, a carta deve ser emitida pela Polícia Nacional, que comprovará alguns requisitos. O que será verificado é basicamente se quem convida tem condições de receber dignamente o convidado na sua casa e se possui os meios econômicos para manter o convidado durante o tempo da estância.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Os requisitos básicos para a carta de invitación são seguintes:

  • Formulário oficial indicando: os dados pessoais de quem convida e de quem é convidado; o período da estância do convidado; a relação que mantêm com o convidado (Formulario Solicitud Carta Invitacion);
  • Documento que comprove a disponibilidade do imóvel (Escritura do Imóvel, Contrato de Aluguel, Empadronamiento etc.);
  • Taxa inicial de tramitação do processo.

O que a Polícia irá analisar para conceder a carta convite são os meios econômicos do anfitrião, mesmo que não seja possível exigir a comprovação dos meios econômicos de quem está convidando; as dimensões do imóvel para verificar se comporta o número de pessoas convidadas, o que pode ser comprovado por meio da certificación de referencia catastral; e também o número de pessoas que vivem no imóvel por meio do certificado del Padrón Municipal emitido pela prefeitura.

Nenhum desses documentos é obrigatório. Porém é recomendável apresentá-los para que a Delegacia de Polícia possa verificar a metragem mínima necessária do imóvel de acordo com o número de pessoas que vivem ali.

COMO OBTER A CARTA

Atualmente o procedimento para expedir uma carta de invitación se faz em duas etapas.

Primeiro o solicitante residente na Espanha deve se dirigir à Brigada de Extranjería y Fronteras da Polícia Nacional, preencher o formulário e apresentar os documentos que referimos acima. Em algumas províncias é necessário fazer um agendamento para ser atendido, em outras esse trâmite tem prioridade e basta chegar no horário de atendimento. Nesse momento será necessário haver efetuado o pagamento da primeira taxa [confira aqui o custo para solicitação da carta convite].

A segunda etapa ocorre depois da análise dos documentos pela Polícia. Isso pode levar desde alguns minutos até algumas semanas ou mesmo um mês. Após esse trâmite a Delegacia informará que a carta foi concedida (no momento ou por correio), e o interessado deverá pagar outra taxa para sua emissão e retirada [confira aqui o custo para emissão da carta convite]. Algumas Delegacias solicitam o pagamento das duas taxas ao mesmo tempo com o objetivo de agilizar a emissão da carta.

Finalmente, com o documento emitido pela Polícia em mãos, o anfitrião enviará a carta para o seu convidado no Brasil que deverá apresentá-la ao passar pela imigração (se for requerido).

Existe uma certa confusão a respeito do procedimento da carta, pois anteriormente era o própria pessoa que convidava quem redigia o documento e reconhecia firma no tabelião. Por isso ainda é possível encontrar modelos de carta de invitación na internet. Porém, esses modelos não tem validez nenhuma e não são aceitos pela imigração na hora de entrar no país. Também não são aceitos outros tipos de cartas como feitas de próprio punho, enviadas por e-mail, etc. A única carta válida é aquela emitida em papel pela própria Polícia Nacional, a mesma que realiza os controles de imigração. Não são válidas cartas oficiais escaneadas enviadas por email, nem cartas extraoficiais em papel.

IMPORTANTE: A carta de invitación dispensa unicamente o turista do requisito de apresentar uma reserva em hotel durante sua estadia na Espanha. Os demais requisitos devem ser preenchidos. Confira aqui o que é necessário.

Avaliações

Excelente assessoria para obtenção de vistos. Me ajudaram a organizar tudo, dos papéis às melhores orientações durante...                                 

Publicada por Julian Lopes en Martes, 7 de agosto de 2018
5.0
2018-10-29T15:10:05+01:00
Excelente assessoria para obtenção de vistos. Me ajudaram a organizar tudo, dos papéis às melhores orientações durante...                                 Publicada por Julian Lopes en Martes, 7 de agosto de 2018

Excelente assessoria! Acompanharam o meu processo de visto nos pequenos detalhes do início ao fim do processo, e não...

Publicada por Hugo de Matos en Sábado, 13 de octubre de 2018
5.0
2018-10-29T15:11:03+01:00
Excelente assessoria! Acompanharam o meu processo de visto nos pequenos detalhes do início ao fim do processo, e não...Publicada por Hugo de Matos en Sábado, 13 de octubre de 2018

Salvou minha vida!!!Organizou todo o tramite para a homologação do meu currículo e já recebi.Super indico!!!                         

Publicada por Isabela Verardino en Sábado, 10 de febrero de 2018
5.0
2018-10-29T15:42:26+01:00
Salvou minha vida!!!Organizou todo o tramite para a homologação do meu currículo e já recebi.Super indico!!!                         Publicada por Isabela Verardino en Sábado, 10 de febrero de 2018

5.0
2019-05-21T09:34:38+01:00

Fiz meu processo de nacionalidade espanhola com o Victor e a Vanessa, serviço e assessoria superaram todas as...

Publicada por Victor Martin en Domingo, 19 de mayo de 2019
5.0
2019-05-21T09:36:59+01:00
Fiz meu processo de nacionalidade espanhola com o Victor e a Vanessa, serviço e assessoria superaram todas as...Publicada por Victor Martin en Domingo, 19 de mayo de 2019
5
5