Para entrar na Espanha como turista, é necessário cumprir alguns requisitos relacionados com a validade do passaporte, alojamento, meios econômicos e passagem de saída. São requisitos simples, mas que devem ser observados para evitar contratempos na hora de passar pelo controle de imigração ou mesmo chegar a ser barrado e ter que voltar ao Brasil por não haver se precavido antes da viagem.
Os brasileiros são dispensados de pedir visto para entrar no países do Espaço Schengen (que inclui a Espanha). Contudo é necessário cumprir alguns requisitos que variam de acordo com a finalidade da viagem. Para viagens de turismo, veja aqui abaixo o que você precisa.
Poderá ser pedido
É importante mencionar que os requisitos de entrada podem ou não ser solicitados na hora de passar pelo controle de imigração do porto ou aeroporto de entrada. Diversos fatores levam os funcionários encarregados dessa verificação a fazer um controle mais brando ou mais rigoroso.
De acordo com a regulação atual (Código de Fronteiras Schengen), os requisitos que podem ser comprovados ao entrar no país são os seguintes:
- Passaporte em vigor (e que não vença dentro de 180 dias);
- Comprovante de alojamento até o dia da saída do Espaço Schengen (reserva em hotel ou carta convite/carta de invitación);
- Comprovante de meios econômicos em efetivo ou cartões de crédito (confira o valor necessário aqui);
- Passagem de volta ao Brasil ou de saída do Espaço Schengen (dentro do período de 90 dias).
Não poderá ser pedido
Não é necessário seguro médico ou de saúde para entrar nos países do Espaço Schengen. Ainda que muitas agencias de viagem aconselhem contratar um seguro, isso é totalmente opcional e não poderá ser exigido na hora de entrar na Espanha como turista. Outra será a situação no caso de pedir um visto de estudos ou de residência através de um consulado espanhol no Brasil. Nesse caso poderá ser necessário contratar um seguro médico. Para turismo, não é necessário.
Também não é necessário atestado médico. Exceto se o turista esteve nos últimos meses em algum país exposto a epidemias e doenças contagiosas, previstas no Regulamento Sanitário Internacional.
Esses requisitos podem ser comprovados na página oficial do Ministério del Interior.