Homologação de estudos na Espanha

Para que os estudos realizados no Brasil tenham valor na Espanha, é necessário revalidar o Título obtido por meio da convalidação, homologação ou equivalência do Diploma. Antes de tratar sobre os trâmites necessários, é importante diferenciar o tipo de estudo que se quer homologar (universitário ou não universitário) e o objetivo da homologação, pois existem distintas possibilidades que podem se adequar melhor à necessidade de cada um.

 

HOMOLOGAÇÃO DE ESTUDOS NÃO UNIVERSITÁRIOS


No caso dos estudos não universitários, é preciso diferenciar, por um lado, o Ensino Fundamental e Médio do Brasil, e por outro lado, a Educación Primaria, a Educación Secundaria e o Bachillerato da Espanha. A soma dos anos desses estudos no Brasil é de 12 anos e na Espanha também. Porém, enquanto no Brasil temos 9 + 3, a Espanha utiliza o sistema 4 + 6 + 2.

A partir desse esquema, o Ensino Fundamental brasileiro, que atualmente possui 9 anos, será dado por equivalente ao 3º ano da ESO espanhola. Nesse caso, para completar a educação pré-universitária, será necessário cursar o 4º ano da ESO e os dois anos do Bachillerato.

O diploma do Ensino Fundamental equivale ao 3º ano da ESO, sem que exista a emissão de um diploma correspondente na Espanha. Porém com os diplomas do Ensino Fundamental e mais alguma das séries do Ensino Médio concluído é possível realizar a homologação na Espanha.

Já o Diploma do Ensino Médio brasileiro (que possui 3 anos), será homologado tanto pelo Diploma do Bachillerato espanhol.

Homologação do Ensino Fundamental + 1º ano do Ensino Médio:

Brasil  Espanha
Ensino Fundamental + 1º ano do Ensino Médio ESO (Educación Secundaria Obligatoria)

Com essa homologação é possível cursar o Bachillerato na Espanha, ingressando no 1º ano do Bachillerato.

Homologação do Ensino Fundamental + 1º e 2º ano do Ensino Médio:

Brasil  Espanha
Ensino Fundamental + 1º e 2º ano do Ensino Médio 1º ano do Bachillerato

Com essa homologação é possível finalizar o Bachillerato na Espanha, ingressando no 2º ano do Bachillerato.

Homologação do Ensino Ensino Médio completo:

Brasil  Espanha
Ensino Médio completo Bachillerato

Com essa homologação é possível obter o certificado de conclusão do Bachillerato na Espanha, sem necessidade de cursar essa etapa no país.

 

HOMOLOGAÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS E TECNÓLOGOS

O curso técnico ou tecnólogo superior com 2 anos de duração do Brasil corresponde ao curso de formación profesional da Espanha. O resultado do processo poderá ser a homologação para Grado Medio, para Grado Superior ou somente algumas disciplinas desses cursos.

 

HOMOLOGAÇÃO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS

Existem dois tipos de revalidação, a equivalência e a homologação. Todos os Diplomas podem ser objeto de equivalência. Já a homologação é reservada para poder exercer profissões regulamentadas.

 

EQUIVALÊNCIA

A equivalência apenas certifica que o Diploma estrangeiro é de fato um diploma universitário, sem chegar a fazer nenhuma correspondência com um diploma espanhol. Nesse caso, a pessoa recebe uma Credencial do Ministério de Educação confirmando que possui estudos superiores ou universitários. Isso dá acesso a bolsas de estudo ou concursos públicos que requeiram a simples condição de diplomado, mas que não exigem que seja em determinado curso.

Nessa modalidade não será analisado o conteúdo do curso realizado no Brasil. Isto é, não irão comprovar se as disciplinas cursadas correspondem às que são dadas na Espanha, nem se a carga horária é equivalente à da Espanha. Como se trata de uma revalidação genérica a Nível de Estudos, o que se comprova é que os estos realizados no Brasil são efetivamente de nível superior. Para que sejam reconhecidos como tais na Espanha, é necessário que possuam ao menos 3 anos de duração.

Documentos mínimos necessários

  • Diploma (legalizado/apostilado e traduzido);
  • Histórico escolar (legalizado/apostilado e traduzido).

Na Espanha Legal tramitamos processos de equivalência de estudos universitários.

 

HOMOLOGAÇÃO

A homologação irá fazer a correspondência entre o curso realizado no Brasil e o mesmo curso existente na Espanha. Ao final do procedimento, o Diploma expedido no Brasil terá os mesmos efeitos que um Diploma espanhol, e o Diplomado terá todos os direitos que possui uma pessoa diplomada na Espanha. Com essa homologação será possível se inscrever no respectivo Conselho Profissional quando seja exigido para o exercício da profissão.

A homologação somente é possível para exercer as profissões indicadas na lista abaixo, entre elas Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Assistente Social, Engenheiro, Médico, Nutricionista e Veterinário.

O processo de homologação é mais demorado que o da equivalência. O tempo vai depender de uma série de fatores, tais como a prévia homologação por parte do Ministério de Educação de Diplomas do mesmo curso ou mesma Universidade de origem, documentação entregue em sua totalidade, incompleta ou inadequada, correspondência entre os conteúdos e a carga horária, etc.

Documentos mínimos necessários

  • Diploma (legalizado/apostilado e traduzido);
  • Histórico escolar (legalizado/apostilado e traduzido);
  • Ementas das disciplinas cursadas;
  • Exame DELE B2.

Durante o processo poderá ser solicitado que o interessado apresente documentação adicional, explicações, entre outros. Tudo isso dependerá de como foi iniciado e conduzido o processo. A resposta a estes requerimentos determinará a resolução final do processo.


A partir de então, o Ministério poderá:

(1) homologar diretamente;
(1) homologar condicionado a realização de provas ou formação complementar;
(2) homologar a outro curso (de nível técnico, por exemplo); ou 
(3) indeferir a homologação.

A HOMOLOGAÇÃO SE APLICA SOMENTE ÀS SEGUINTES PROFISSÕES REGULAMENTADAS:

‣ Médico;
‣ Veterinario;
‣ Enfermero;
‣ Fisioterapeuta;
‣ Dentista;
‣ Farmacéutico;
‣ Logopeda;
‣ Óptico-optometrista;
‣ Podólogo;
‣ Terapeuta Ocupacional;
‣ Dietista Nutricionista;
‣ Ingeniero de Caminos, Canales y Puertos;
‣ Ingeniero de Minas;
‣ Ingeniero Industrial;
‣ Ingeniero Aeronáutico;
‣ Ingeniero Agrónomo;
‣ Ingeniero de Montes;
‣ Ingeniero Naval y Oceánico;
‣ Ingeniero de Telecomunicación;
‣ Ingeniero Técnico de Minas;
‣ Ingeniero Técnico de Obras Públicas;
‣ Ingeniero Técnico Aeronáutico;
‣ Ingeniero Técnico Agrícola;
‣ Ingeniero Técnico Forestal;
‣ Ingeniero Técnico Naval;
‣ Ingeniero Técnico Industrial;
‣ Ingeniero Técnico de Telecomunicación;
‣ Ingeniero Técnico en Topografía;
‣ Arquitecto Técnico;
‣ Maestro en Educación Infantil;
‣ Maestro en Educación Primaria;
‣ Profesor de Educación Secundaria Obligatoria y Bachillerato, Formación Profesional y Enseñanzas de Idiomas.

PROFISSÕES REGULAMENTADAS QUE NÃO ADMITEM HOMOLOGAÇÃO:

Existem algumas profissões regulamentadas que não são passíveis de revalidação do Diploma estrangeiro. Nesses casos, a única forma de exercer a profissão para quem já possui o Diploma emitido por país de fora da União Europeia é cursando a Faculdade na Espanha.

‣ Abogado;
‣ Arquitecto;
‣ Psicólogo General Sanitario.

Na Espanha Legal tramitamos processos de homologação de estudos universitários.

 

 

Existe a possibilidade de que o interessado não tenha concluído a Faculdade no Brasil, ou que esteja cursando e deseje realizar a transferência do curso para a Espanha. Nesse caso é preciso diferenciar a convalidación da homologación.

Convalidación vs. Homologación

A convalidación é um reconhecimento parcial dos estudos feitos fora da Espanha. Essa opção existe para quem não completou os estudos, mas quer seguir de onde parou. Também é uma opção para quem já completou os estudos, mas por diversas razões quer fazer alguma disciplina na Espanha e receber o diploma espanhol. Também é a opção obrigatória para algumas Faculdades que exigem o título emitido por Universidade Espanhola para o exercício profissional como Arquitetura, Direito ou Psicologia.

Com a convalidación o interessado recebe um Diploma espanhol.

A homologación é o reconhecimento total dos estudos feitos no exterior; corresponde à revalidação que temos no Brasil. Nesse caso não se cursa nenhuma disciplina na Espanha, ainda que possa ser solicitado que o diplomado realize algumas provas ou formação complementar. A pessoa não receberá um diploma espanhol, porém terá o seu diploma brasileiro homologado. Isso quer dizer que o diploma brasileiro passa a produzir os mesmos efeitos que o diploma espanhol.

Com a homologación o interessado não recebe um Diploma espanhol, mas uma Credencial que surte os mesmos efeitos.

A diferença entre convalidação e homologação é muito sutil e na prática quase não se percebe (exceto para Arquitetura, Direito e Psicologia). Vamos ver um exemplo no caso de estudos universitários:

Alguém que se forma em medicina na USP pode solicitar a convalidación (ou aproveitamento) das disciplinas que quiser na UCM de Madrid. Depois de cursar e aprovar na UCM as disciplinas que não foram convalidadas, essa pessoa receberá o diploma de médico pela UCM. Então terá dois diplomas, um da USP (que vale no Brasil) e outro da UCM (que vale na Espanha). Pelo contrário, se essa pessoa solicitar a homologación do seu diploma da USP, não terá que cursar disciplinas na Espanha. Ao final do processo terá seu diploma da USP valendo também na Espanha, e poderá exercer a profissão de médico nos dois países com um único diploma.

Todas as homologações são tramitadas pelo Ministério de Educação, ainda que em alguns casos exista a necessidade de realizar complementos formativos em escolas ou universidades. Já as convalidações são feitas diretamente na Universidade espanhola desejada pelo candidato.

Sobre a homologação de estudos universitários, é preciso saber que essa nem sempre é necessária para trabalhar no país. A necessidade de revalidar dependerá da área dos estudos e de onde se pretende trabalhar. Para cargos administrativos, por exemplo, em empresas privadas raramente será necessário contar uma homologação. Ao contrário, profissões que requerem a inscrição num Conselho Profissional (como medicina, odontologia, veterinária ou engenharia) exigirão essa inscrição no órgão de classe, que tem como requisito os estudos homologados.

Avaliações

Excelente assessoria para obtenção de vistos. Me ajudaram a organizar tudo, dos papéis às melhores orientações durante...                                 

Publicada por Julian Lopes en Martes, 7 de agosto de 2018
ESPANHA LEGAL
5
2018-10-29T15:10:05+02:00
Excelente assessoria para obtenção de vistos. Me ajudaram a organizar tudo, dos papéis às melhores orientações durante...                                 Publicada por Julian Lopes en Martes, 7 de agosto de 2018

Excelente assessoria! Acompanharam o meu processo de visto nos pequenos detalhes do início ao fim do processo, e não...

Publicada por Hugo de Matos en Sábado, 13 de octubre de 2018
ESPANHA LEGAL
5
2018-10-29T15:11:03+02:00
Excelente assessoria! Acompanharam o meu processo de visto nos pequenos detalhes do início ao fim do processo, e não...Publicada por Hugo de Matos en Sábado, 13 de octubre de 2018

Salvou minha vida!!!Organizou todo o tramite para a homologação do meu currículo e já recebi.Super indico!!!                         

Publicada por Isabela Verardino en Sábado, 10 de febrero de 2018
ESPANHA LEGAL
5
2018-10-29T15:42:26+02:00
Salvou minha vida!!!Organizou todo o tramite para a homologação do meu currículo e já recebi.Super indico!!!                         Publicada por Isabela Verardino en Sábado, 10 de febrero de 2018

ESPANHA LEGAL
5
2019-05-21T09:34:38+02:00

Fiz meu processo de nacionalidade espanhola com o Victor e a Vanessa, serviço e assessoria superaram todas as...

Publicada por Victor Martin en Domingo, 19 de mayo de 2019
ESPANHA LEGAL
5
2019-05-21T09:36:59+02:00
Fiz meu processo de nacionalidade espanhola com o Victor e a Vanessa, serviço e assessoria superaram todas as...Publicada por Victor Martin en Domingo, 19 de mayo de 2019
5
5
ESPANHA LEGAL