Visto de Trabalho




Para trabalhar legalmente na Espanha é necessário ser residente (exceto os trabalhos de meia jornada e estágios que pode fazer o estudante). Porém nem toda residência dá direito a trabalhar.

É necessário contar com uma autorização de residência e trabalho, que pode ser como empregado ou como empresário/empreendedor.




TRABALHAR COMO EMPREGADO


Sair do Brasil para trabalhar legalmente como empregado na Espanha é uma das tarefas mais difíceis que existem em matéria de vistos. Se você não se encaixa na categoria de trabalhador altamente qualificado, deve seguir esses passos:


1º Ser selecionado para vaga


Em primeiro lugar, é necessário superar o processo de seleção para a vaga e que o empregador queira lhe contratar.

Veja como encontrar trabalho aqui.


2º Obter uma autorização de trabalho na Espanha


Depois de selecionar você para preencher a vaga, a empresa deve solicitar uma autorização de trabalho para o Governo Espanhol. Aqui vem a grande dificuldade de contratar um trabalhador estrangeiro, pois a Lei espanhola prevê que quando a taxa de desemprego for superior a determinada porcentagem, a vaga de trabalho deve ser oferecida primeiro para as pessoas que já residem na Espanha. Somente se a vaga não for preenchida é que se concede a autorização de trabalho para fora do país.

Em alguns casos não é necessário oferecer a vaga para os residentes no país. Isso ocorre, por exemplo, quando o candidato estrangeiro é filho de país espanhóis de origem.


3º Obter um visto de trabalho no Brasil


Somente depois de concedida a autorização de trabalho é que se pode solicitar o visto junto ao Consulado da Espanha correspondente. Uma vez que seja concedido esse visto, só então o trabalhador poderá ir à Espanha para ser finalmente contratado.

É um processo longo, e normalmente as empresas optam por não contratar estrangeiros em função dos vários meses de espera até que o candidato possa se incorporar.


Outras vias


Existem também outras vias para conseguir a permissão de residência e trabalho como empregado na Espanha. É o caso do reagrupamento familiar quando se tem parentes na Espanha ou da regularização da situação na Espanha (arraigos), entre outros.



TRABALHAR COMO EMPREENDEDOR


Trabalhar como empreendedor é atualmente muito mais viável que a modalidade anterior. Porém é necessário desembolsar um investimento inicial.

Essa modalidade é destinada àquelas pessoas que pretendem empreender na Espanha, seja de maneira autônoma individual, seja constituindo uma empresa.

Veja aqui como fazer isso.





Visto de Trabalho Visto de Trabalho Reviewed by Víctor on 18:31 Rating: 5