A abertura de uma empresa na Espanha pode dar lugar à uma autorização de residência e trabalho – se assim for o desejo de seu titular – ou simplesmente servir para atuar no mercado espanhol e europeu. Qualquer pessoa, com independência de sua nacionalidade tem o direito de ser proprietário ou sócio de uma empresa na Espanha, sem haver a necessidade sequer de estar no país, podendo ingressar na sociedade por procuração.
Se além disso, o empresário também quiser residir e trabalhar no país, é possível solicitar uma autorização de residência e trabalho.
INICIAR UM NOVO NEGÓCIO
Iniciar um negócio tradicional
Iniciar um negócio do zero, relacionado com a prestação de serviços, comércio ou fabricação de produtos é sem dúvida uma tarefa muito gratificante ainda que possa ser muito árdua no início, especialmente se o empresário não conhece o país a fundo. Essa opção é ideal para quem pretende introduzir algo novo no mercado ou se dirige a um nicho específico de clientes.
Entre as etapas que deve realizar o empresário nesse caso, podemos destacar:
- Definição do produto ou serviço
- Pesquisa de mercado
- Escolha do local ou ponto comercial
- Negociação com fornecedores
- Determinação do preço de venda
- Etc.
Iniciar uma franquia
Para facilitar o início do negócio e contar com o apoio de quem possui experiência na área escolhida, muitos empresários optam por montar uma franquia. Essa escolha poupa grande parte do esforço inicial para iniciar o negócio já que na maioria dos casos será a franquia que realizará a maior parte do planejamento do negócio.
Como vantagem, podemos destacar:
- Utilizar uma marca reconhecida pelo público alvo
- Contar com o know-how da franquia
- Receber formação específica relacionada com o negócio
Evidentemente, em troca do que é fornecido pela franquia, o empresário pagará o direito de entrada e royalties sobre o faturamento. Em alguns casos a franquia atuará também como fornecedora de todos ou parte dos produtos comercializados.
ADQUIRIR UM NEGÓCIO EM FUNCIONAMENTO
Comprar um negócio tradicional
Com o objetivo de minimizar os riscos do negócio e acelerar o início das atividades, uma alternativa muito comum é comprar um negócio em funcionamento. As grandes vantagens nesse caso são poder comprovar se o negócio funciona e até mesmo ter acesso aos números de rentabilidade do mesmo, e poder começar imediatamente as atividades, normalmente já contando com as licenças para operar, rede de fornecedores e carteira de clientes.
A compra de um negócio em funcionamento por incluir o direito de utilizar a marca ou nome do negócio anterior, ou simplesmente se constituir na transmissão do local ou ponto comercial, onde o novo proprietário irá aproveitar os bens tangíveis transmitidos, mas irá utilizar nome ou marca própria. Assim por exemplo, no caso de compra de um restaurante oriental que irá virar uma pizzaria, certamente o empresário irá trocar de nome. Porém se o produto será o mesmo, vale analisar a conveniência de manter a marca ou realizar uma reinauguração com outro nome.
Comprar uma franquia em funcionamento
Uma das maneiras mais seguras de iniciar uma atividade empresarial – no ramo da venda de produtos ou prestação de serviços – é adquirir uma franquia em funcionamento. Nessa caso unimos toda segurança de comprar um negócio já em atividade ao suporte de uma franquia que irá nos ceder o direito de uso de uma marca reconhecida e oferecer formação específica para venda dos produtos ou prestação dos serviços da rede. Podemos ter a tranquilidade que mesmo depois de fechado o negócio a franquia irá dar o suporte necessário.
ONDE ESTABELECER A EMPRESA
Um plano de negócio adequado deve analisar a fundo o melhor local para se estabelecer na Espanha. Aspectos como o mercado, a logística e a concorrência não devem faltar nesse momento. Para isso, é necessário conhecer o país ou estar bem assessorado.
O planejamento tributário é outro requisito fundamental na hora de determinar o melhor local para estabelecer um negócio no país. Nesse aspecto, este estudo realizado por Villamil Abogados Asociados conclui ser mais interessante domiciliar um negócio da Comunidade de Madrid.
Nessa mesma linha, o gráfico abaixo indica um expressivo aumento na criação de empresas em Madrid, com um descenso considerável em regiões politicamente instáveis como a Catalunha.
ASSESSORIA JURÍDICA EMPRESARIAL
O início de qualquer negócio deve ser sempre bem planejado, o que evitará incomodações futuras. Se a abertura da empresa vem acompanhada da emissão de vistos e autorizações de residência, o processo é ainda mais delicado e deve ser levado muito a sério. Nesse sentido, é fundamental estar bem assessorado por um advogado especialista em Direito Empresarial. Para esses processos, a melhor referência é Villamil Abogados Asociados, escritório especializado em assessoria à empresas com sedes no Brasil e na Espanha.