Aquisição de Imóveis

O MERCADO IMOBILIÁRIO ESPANHOL

 

Aluguel vs. Hipoteca

Atualmente (ano 2019), o valor das prestações de uma hipoteca são consideravelmente inferiores ao aluguel pago no mesmo imóvel. Contudo, a demanda por imóveis para alugar ainda é muitíssimo superior à de imóveis para comprar. A razão são as exigências econômicas mais rigorosas na hora de formalizar um financiamento bancário, e a necessidade de pagar uma entrada que pode rondar os 15% do valor do imóvel. Nesse sentido, desde o ponto de vista econômico, comprar um imóvel é mais interessante que alugar.

Investimento em imóveis

A alta no valor dos aluguéis vem impulsionando o investimento em imóveis. Porém a rentabilidade do aluguel não é das mais interessantes, alcançando a média nacional de 4% brutos ao ano, porcentagem que sobe para 6% em capitais como Madrid e Barcelona. Contudo, levando em consideração a integração do imóvel ao patrimonio do investidor, e principalmente a possibilidade de obter a nacionalidade espanhola pelo fato de haver adquirido o imóvel, essa opção pode ser interessante de acordo com o perfil do investidor.

Talvez o fator decisivo na hora de investir em um imóvel seja a expressiva queda nos preços – que teve como origem a crise econômica do ano 2008 – e que vem se apreciando até o ano 2013. Se observamos o gráfico abaixo, vemos como paulatinamente os valores estão subindo, sem contudo chegar até o momento ao patamar dos primeiros anos da crise. Na verdade, muitos bancos estão com a carteira de imóveis transbordando e ainda é possível encontrar oportunidades.

 

RESIDÊNCIA E NACIONALIDADE PARA PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS

Autorização de residência sem necessidade de permanecer no país

A aquisição de um ou vários imóveis por valor total igual ou superior a 500 mil Euros garante o direito a uma autorização de residência e trabalho na Espanha. Não é necessário que o investidor resida em tais imóveis, podendo, por exemplo, utilizá-los como lugar de veraneio ou alugá-los.

O visto se estende aos familiares dos proprietários, de modo que também podem obter o visto os cônjuges ou companheiros (com união estável); os filhos menores de 18 anos, ou maiores desde que dependam economicamente do proprietário; e os ascendentes que sejam dependentes por motivos econômicos ou de saúde.

Se o imóvel é adquirido em nome de uma empresa, não há problema. Nesse caso o sócio majoritário e sua família terão direito à autorização de residência em questão.

Também é possível obter a autorização de residência sem que o imóvel tenha sido adquirido desde que exista um contrato de arras ou sinal formalizado em escritura pública. Nesse caso será necessário haver depositado o valor do negócio em um banco espanhol, apresentando o respectivo certificado bancário. O visto, nesse caso, será de 6 meses. Depois de feita a aquisição, poderá ser ampliado e renovado enquanto mantiver a propriedade do imóvel.

Concessão da nacionalidade espanhola após 2 anos

A grande vantagem desse visto é que não exige a permanência do investidor no país. Basta adquirir a propriedade do imóvel, e após 2 anos com a autorização de residência é possível solicitar a nacionalidade espanhola.

ASSESSORIA JURÍDICA

O início de qualquer projeto deve ser sempre bem planejado, o que evitará incomodações futuras. Nesse sentido, é fundamental estar bem assessorado por um escritório presente na Espanha. Para esses processos, a melhor referência é Villamil Abogados Asociados, escritório especializado em assessoria imobiliária com sedes no Brasil e na Espanha.

Avaliações

Excelente assessoria para obtenção de vistos. Me ajudaram a organizar tudo, dos papéis às melhores orientações durante...                                 

Publicada por Julian Lopes en Martes, 7 de agosto de 2018
5.0
2018-10-29T15:10:05+01:00
Excelente assessoria para obtenção de vistos. Me ajudaram a organizar tudo, dos papéis às melhores orientações durante...                                 Publicada por Julian Lopes en Martes, 7 de agosto de 2018

Excelente assessoria! Acompanharam o meu processo de visto nos pequenos detalhes do início ao fim do processo, e não...

Publicada por Hugo de Matos en Sábado, 13 de octubre de 2018
5.0
2018-10-29T15:11:03+01:00
Excelente assessoria! Acompanharam o meu processo de visto nos pequenos detalhes do início ao fim do processo, e não...Publicada por Hugo de Matos en Sábado, 13 de octubre de 2018

Salvou minha vida!!!Organizou todo o tramite para a homologação do meu currículo e já recebi.Super indico!!!                         

Publicada por Isabela Verardino en Sábado, 10 de febrero de 2018
5.0
2018-10-29T15:42:26+01:00
Salvou minha vida!!!Organizou todo o tramite para a homologação do meu currículo e já recebi.Super indico!!!                         Publicada por Isabela Verardino en Sábado, 10 de febrero de 2018
5
3