Requisitos para entrar como turista na Espanha

Para entrar na Espanha como turista, é necessário cumprir alguns requisitos relacionados com a validade do passaporte, alojamento, meios econômicos e passagem de saída. São requisitos simples, mas que devem ser observados para evitar contratempos na hora de passar pelo controle de imigração ou mesmo chegar a ser barrado e ter que voltar ao Brasil por não haver se precavido antes da viagem.

Os brasileiros são dispensados de pedir visto para entrar no países do Espaço Schengen (que inclui a Espanha). Contudo é necessário cumprir alguns requisitos que variam de acordo com a finalidade da viagem. Para viagens de turismo, veja aqui abaixo o que você precisa.

Poderá ser pedido

É importante mencionar que os requisitos de entrada podem ou não ser solicitados na hora de passar pelo controle de imigração do porto ou aeroporto de entrada. Diversos fatores levam os funcionários encarregados dessa verificação a fazer um controle mais brando ou mais rigoroso.

De acordo com a regulação atual (Código de Fronteiras Schengen), os requisitos que podem ser comprovados ao entrar no país são os seguintes:

  • Passaporte em vigor (e que não vença dentro de 180 dias);
  • Comprovante de alojamento até o dia da saída do país (reserva em hotel ou carta convite/carta de invitación);
  • Comprovante de meios econômicos em efetivo ou cartões de crédito (confira o valor necessário aqui);
  • Passagem de volta ao Brasil ou de saída da União Europeia (dentro do período de 90 dias).

Não poderá ser pedido

Não é necessário seguro médico ou de saúde para entrar nos países do Espaço Schengen. Ainda que muitas agencias de viajem aconselhem contratar um seguro, isso é totalmente opcional e não será exigido na hora de entrar na Espanha como turista. Outra será a situação no caso de pedir um visto de estudos ou de residência através de um consulado espanhol no Brasil. Nesse caso poderá ser necessário contratar um seguro médico. Para turismo, não é necessário.

Não é necessário atestado médico. Exceto se o turista esteve nos últimos meses em algum país exposto a epidemias e doenças contagiosas, previstas no Regulamento Sanitário Internacional.

Esses requisitos podem ser comprovados na página oficial do Ministério del Interior.

PERÍODO DE PERMANÊNCIA COMO TURISTA

O período de permanência como turista é de 90 dias contínuos dentro do Espaço Schengen, ou 90 dias em períodos intercalados dentro de 180 dias (por exemplo, 60 dias dentro, 90 dias fora e outros 30 dias dentro, num total de 180 dias).

Ainda que a Lei diga que esses 90 dias contínuos podem ser prorrogados por outros 90 dias, na prática quem concede a prorrogação (que é a Polícia Nacional) só admite situações muito particulares como casos de doenças graves nos que a viagem de volta pode colocar em risco a vida da pessoa. Não é possível prorrogar a estância como turista se não há uma justificativa muito séria.

Não é possível interromper esse prazo de 90 dias viajando à outro país dentro do Espaço Schengen (indo à Portugal por exemplo). O prazo de 90 dias só fica em suspenso se a pessoa sai do Espaço Schengen, por exemplo viajando ao Marrocos. Porém ao voltar o prazo não recomeça do zero, mas continua de onde parou. A menos que a volta seja depois daqueles período de 180 dias desde a primeira entrada. Então, por exemplo, se o turista ficou 60 dias na Espanha e passou 10 dias no Marrocos. Quando entrar novamente na Espanha, terá somente mais 30 dias para permanecer legalmente no país. Porém se essa pessoa ficar o que falta para completar os 180 dias fora do Espaço Schengen, ao voltar o prazo inicia do zero, ou seja, tem direito à permanecer outros 90 dias como turista.

Avaliações

Excelente assessoria para obtenção de vistos. Me ajudaram a organizar tudo, dos papéis às melhores orientações durante...                                 

Publicada por Julian Lopes en Martes, 7 de agosto de 2018
5.0
2018-10-29T15:10:05+01:00
Excelente assessoria para obtenção de vistos. Me ajudaram a organizar tudo, dos papéis às melhores orientações durante...                                 Publicada por Julian Lopes en Martes, 7 de agosto de 2018

Excelente assessoria! Acompanharam o meu processo de visto nos pequenos detalhes do início ao fim do processo, e não...

Publicada por Hugo de Matos en Sábado, 13 de octubre de 2018
5.0
2018-10-29T15:11:03+01:00
Excelente assessoria! Acompanharam o meu processo de visto nos pequenos detalhes do início ao fim do processo, e não...Publicada por Hugo de Matos en Sábado, 13 de octubre de 2018

Salvou minha vida!!!Organizou todo o tramite para a homologação do meu currículo e já recebi.Super indico!!!                         

Publicada por Isabela Verardino en Sábado, 10 de febrero de 2018
5.0
2018-10-29T15:42:26+01:00
Salvou minha vida!!!Organizou todo o tramite para a homologação do meu currículo e já recebi.Super indico!!!                         Publicada por Isabela Verardino en Sábado, 10 de febrero de 2018
5
3