Visto de estudos



As modalidades de autorização para estudar na Espanha variam de acordo com o tempo que duram os estudos que se vai realizar. É importante ressaltar que cabe sempre a possibilidade de renovar o visto uma vez que se esteja na Espanha, mas não de solicitar o visto inicial desde a Espanha. Por tanto, não é possível ir à Europa como turista e depois, estando em território europeu, tentar solicitar um visto de estudos. Nesse caso seria necessário voltar ao Brasil.

Visto de estudante
Foto: Google Images
Para estudar na Espanha por até 90 dias não é necessário nenhum tipo de visto, pois esse período entra no tempo de permanência como turista. Porém, se a intenção é fazer outros cursos, nesse caso se deve solicitar o visto desde o começo para poder renová-lo uma vez estando na Espanha. Se o curso dura mais de 90 e menos de 180 dias, é obrigatório solicitar um visto em algum dos Consulados da Espanha no Brasil. Se o curso dura mais de 180 dias, além do visto do Consulado espanhol, é necessário obter também uma "Autorização de Estância por Estudos" ao chegar na Espanha.


VISTO DE ESTUDOS


Para qualquer tipo de curso de mais de 90 dias, é necessário solicitar um visto de estudos ainda no Brasil.

Os documentos necessários são basicamente:
  • Foto 3x4;
  • Passaporte em vigor durante todo o período do curso;
  • Carta de aceptación da instituição de ensino;
  • Seguro médico;
  • Comprovante dos meios econômicos durante o curso. 
Sobre os meios econômicos necessários, para o ano de 2017 o valor é de 532,51 Euros mensais por pessoa. Se vier acompanhado de familiares, é preciso acrescentar mais 399,38 Euros para o primeiro, e 266,26 Euros para cada um dos demais membros da família que queiram lhe acompanhar.
Como referimos, esses são os documentos básicos para poder iniciar os trâmites para a expedição do visto de estudos. Porém, podem ser necessários outros documentos de acordo com cada caso em concreto.


Para estâncias de mais de 180 dias será necessário apresentar também:
  • Certificado de antecedentes penais;
  • Atestado médico.
O prazo médio para conceder o visto é de 30 dias, e o documento é colocado no próprio passaporte como na imagem abaixo. Por isso é realmente necessário que o interessado esteja no Brasil, já que terá que entregar o seu Passaporte no Consulado.

visa
Visto de Estudos

É importante ressaltar que os trâmites para viver na Espanha como estudante não terminam com a expedição do visto pelo consulado. Ao chegar no país teremos que tramitar uma autorização de estância por estudos.



AUTORIZAÇÃO DE ESTÂNCIA PARA ESTUDOS


Quando os estudos durem mais de 180 dias, será necessário solicitar também uma Autorización de estancia por estudios quando chegar na Espanha. Essa autorização deve ser solicitada dentro dos 30 dias desde que se carimbou o passaporte com a entrada na Espanha ou em outro país do Espaço Schengen.

Ao ter um visto de estudos, o carimbo de entrada será colocado sobre o próprio visto que está colado no passaporte. Quem coloca esse carimbo é a autoridade do primeiro país em que se entra no Espaço Schengen. Então quem entrar por Portugal por exemplo, terá o seu visto carimbado pela autoridade portuguesa.

A autorização de estância por estudos é solicitada na Oficina de Extranjería correspondente ao domicilio na Espanha. Os documentos necessários são os mesmos para o visto de estudos apresentados no Consulado.

No momento da solicitação já será gerado um Numero de Identificación de Extranjero (NIE) que corresponde ao RG e ao CPF brasileiros. Isso significa que com esse número já é possível abrir conta em bancos por exemplo. Na verdade a autorização não é feita na hora (demora em torno de 30 dias), mas já é dado ao estudante um comprovante de que está tramitando a autorização com o número NIE que será confirmado posteriormente.



Visto de estudos Visto de estudos Reviewed by Víctor on 11:48 Rating: 5