Requisitos para viagem de negócios à Espanha




Para realizar uma viagem de negócios à Espanha é preciso cumprir certos requisitos para a entrada no país. Ainda que esses requisitos sejam mais brandos e flexíveis que os exigidos para o turista, é importante segui-los e respeitá-los para evitar qualquer contratempo ou mesmo acabar perdendo as reuniões marcadas.

Foto: Richter Frank-Jurgen

NA CHEGADA AO PAÍS


É importante mencionar que os requisitos de entrada podem ou não ser solicitados na hora de passar pelo controle de imigração do porto ou aeroporto de entrada. Diversos fatores levam os funcionários encarregados dessa verificação a fazer um controle mais brando ou mais rigoroso.

De acordo com a regulação atual (Código de Fronteiras Schengen), os requisitos que podem ser comprovados ao entrar no país por motivos de negócios são os seguintes:
  • Passaporte em vigor (e que não vença dentro de 180 dias); e
  • Convite de empresa ou autoridade para participar de reuniões, conferências ou eventos de caráter comercial, industrial ou laboral; ou
  • Documentos que demonstrem a existência de relações comerciais ou laborais; ou
  • Credenciais de acesso à feiras e congressos, se for o caso.


Foto: Ministério de Assuntos Exteriores

NÃO É NECESSÁRIO APRESENTAR


É importante saber que não é necessário fazer um seguro médico ou de saúde para entrar nos países do Espaço Schengen. Ainda que muitas agencias de viajem aconselhem contratar um seguro, isso é totalmente opcional e não será exigido na hora de entrar na Espanha como turista. Outra será a situação no caso de pedir um visto através do consulado espanhol no Brasil. Nesse caso poderá ser necessário contratar um seguro médico. Para negócios, não.

Também é importante saber que se a pessoa esteve nos últimos meses em algum país exposto a epidemias e doenças contagiosas, de acordo com o Regulamento Sanitário Internacional, pode ser exigido um atestado médico que confirme que não padece nenhuma dessas doenças.

Tampouco é necessário apresentar os documentos exigidos ao turista:
  • Comprovante de alojamento;
  • Comprovante de meios econômicos;
  • Passagem de volta ao Brasil ou de saída da União Européia.

PERÍODO DE PERMANÊNCIA NA ESPANHA


O período de permanência para negócios é de até 90 dias dentro do Espaço Schengen. Ainda que a Lei diga que esse período pode ser prorrogado por outros 90 dias, na prática quem concede a prorrogação (que é a Polícia Nacional) só admite situações muito particulares como casos de doenças graves nos que a viagem de volta pode colocar em risco a vida da pessoa. Não é possível prorrogar a estância como para negócios se não há uma justificativa muito séria.

Se a intenção é permanecer por mais de 90 dias em território Schengen, será necessário tramitar um visto ainda no Brasil. Nesse caso, entre em contato conosco.

http://www.facebook.com/espanhalegal.info

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco que responderemos o mais breve possível!

Requisitos para viagem de negócios à Espanha Requisitos para viagem de negócios à Espanha Reviewed by Víctor on 14:42 Rating: 5