FAQ



1. Quais são os requisitos para entrar como turista na Espanha?
Estar com o passaporte em vigor (e que não vença dentro de 180 dias), ter reserva em hotéis (durante toda a estadia no país), ter o mínimo em dinheiro ou cartões de crédito e ter a passagem de volta comprada. Para ver mais detalhes, clique aqui.

2. Quais são os requisitos para estudar na Espanha?
Para quem tem mais de 16 anos, o primeiro passo é ser admitido em uma instituição de ensino. Para estudar em uma Faculdade: vestibular (selectividad) ou transferência. Para Mestrado e Doutorado: carta de aceptación. O segundo passo é solicitar o visto de estudos no Consulado da Espanha. Para ver mais detalhes, clique aqui.

3. Quais são os requisitos para trabalhar na Espanha?
Para trabalhar na Espanha é preciso ter uma autorização de residência e trabalho. Essa autorização normalmente é conseguida por meio de um visto de trabalho no Brasil (desde que se tenha uma oferta na Espanha). Para ver mais detalhes, clique aqui.

4. É possível entrar na Espanha como turista e depois trabalhar legalmente?
Uma vez termine o período de 90 dias como turista, a situação poderá ser regularizada após 2 anos por meio dos arraigos. Para ver mais detalhes, clique aqui.

5. Quais são os requisitos para ter a cidadania ou nacionalidade espanhola?
Para obter a cidadania ou nacionalidade espanhola existem diversas maneiras. A mais comum é a residência por 2 anos na Espanha, ou 1 ano se casado com espanhol(a). Para ver mais detalhes, clique aqui.

6. Meus estudos são reconhecidos na Espanha? Como revalidar ou homologar?
Não existe um reconhecimento automático de estudos na Espanha. Porém isso é feito de uma maneira centralizada no Ministério de Educação e Cultura (MEC) da Espanha. O reconhecimento, revalidação ou homologación deve ser solicitado junto ao MEC que irá conceder a homologación, conceder condicionada a aprovação de algumas provas ou não conceder. Para ver mais detalhes, clique aqui.

7. Sou residente na Espanha, como trazer meu familiar (marido, mulher, filho, filha, pai, mãe)?
Para trazer esses familiares deverá solicitar uma reagrupación familiar diretamente na oficina de extranjería na Espanha. Depois de concedida, o familiar solicitará um visto no Consulado da Espanha no Brasil, e quando esse visto for expedido, poderá vir à Espanha solicitar sua residência. Para ver mais detalhes, clique aqui.

8. Sou casado(a) com espanhol(a), vamos mudar para Espanha, o que devo fazer?
O cônjuge espanhol não necessita realizar nenhum trâmite. O cônjuge brasileiro deve solicitar uma autorización de residencia de familiar. Isso pode ser feito diretamente no correspondente Consulado da Espanha no Brasil, ou na Oficina de Extranjería já na Espanha.

9. Não cumpro os requisitos para renovar minha residência, e agora?
Muitos dos requisitos para a renovação de autorizações de residência podem ser cumpridos apresentando diferentes documentos que nem sempre são aqueles indicados como exemplo pela Oficina de Extranjería. Caso você acredite que não cumpre os requisitos para renovar a residência, existem pelo menos duas alternativas. (1) Analisar vias alternativas para renovar a autorização de residência nessa mesma modalidade; ou (2) Solicitar o cambio de modalidad de residência com outra compatível com a sua situação atual. Em todos os casos é necessário estar atento aos prazos de renovação e à solicitação da nacionalidade se for o caso.

10. Recebi uma multa por estancia irregular ou uma orden de expulsión, e agora?
Essa multa e essa ordem devem ser recorridas, primeiro via recurso de resposición, depois, se necessário, via recurso contencioso-administrativo. No caso da orden de expulsión, o sucesso do recurso pode ser conseqüência de dois fatores. Em primeiro lugar, é possível a própria retratação da expulsão por não se configurar como a medida adequada ao caso particular do estrangeiro. Em segundo lugar, é possível que durante a longa tramitação do processo o estrangeiro passe a cumprir os requisitos para obter uma autorização de residência por arraigo (social, laboral, familiar) ou outra via que lhe permita regularizar sua situação.


http://www.facebook.com/espanhalegal.info


Não encontrou o que procurava? Envie sua consulta agora mesmo!


FAQ FAQ Reviewed by Víctor on 01:45 Rating: 5