Atualmente, os brasileiros filhos de espanhóis natos tem a possibilidade de optar pela nacionalidade espanhola em qualquer momento, sem necessidade de ir à Espanha. Já os filhos desse brasileiro (netos daquele espanhol) somente podem obter a nacionalidade dessa forma se tiverem menos de 18 anos no momento em que seu pai ou mãe obtém a nacionalidade espanhola.

Em outras palavras, os netos de espanhóis natos só têm direito à nacionalidade espanhola se antes de completar 18 anos seus pais também obtiverem a nacionalidade. Se isso não ocorrer, esses netos deverão residir de forma legal  por ao menos 1 ano na Espanha para poder apresentar o pedido de nacionalidade.

A lei atual cria uma situação de desigualdade, que pode se manifestar inclusive dentro de uma mesma família, com um irmão tendo direito à nacionalidade e outro não.

Para corrigir essa e outras questões, foi apresentada uma Proposição de Lei que prevê a possibilidade de que os netos de espanhol possam obter a nacionalidade espanhola de forma imediata, sem necessidade de residir por determinado tempo na Espanha.

ETAPAS DA PROPOSIÇÃO DE LEI

Proposição de Lei - Nacionalidade Espanhola para Netos
2018
25/05/2018

Apresentação da Proposição de Lei

O Grupo Parlamentar Unidos Podemos-En Comú Podem-En Marea apresenta a Proposición de Ley en materia de concesión de la nacionalidad española a los descendientes nacidos en el extranjero de progenitores españoles, com número 124/000005. http://www.senado.es/legis12/publicaciones/pdf/senado/bocg/BOCG_D_12_241_1914.PDF
31/05/2018

Publicação da Proposição de Lei

É publicada no Boletín Oficial de las Cortes Generales a Proposición de Ley en materia de concesión de la nacionalidad española a los descendientes nacidos en el extranjero de progenitores españoles, apresentada pelo Grupo Parlamentar Unidos Podemos-En Comu Podem-En Marea.
18/06/2018

Senado remete à Câmara dos Deputados

O Senado remete à Câmara dos Deputados a Proposição de Lei. http://www.senado.es/legis12/publicaciones/pdf/senado/bocg/BOCG_D_12_252_2034.PDF
20/06/2018

Apresentação do texto ao Congresso dos Deputados

A Proposição de Lei é apresentada ao Congresso dos Deputados.
22/10/2018

Emendas ao texto proposto

O Grupo Parlamentar Socialista propõe um novo articulado que exclui o direito de optar pela nacionalidade espanhola aos netos(as) de espanhol(a) maiores de idade. De acordo com a proposta, não seria possível que os filhos maiores de idade daquelas pessoas que optam pela nacionalidade espanhola possam também obtê-la.
2019
15/02/2019

Presidente do Governo decide terminar a legislatura de forma antecipada

O Grupo Parlamentar Socialista não consegue a maioria suficiente para aprovar a Lei de Orçamentos do Estado, e o Presidente do Governo decide convocar eleições presidenciais. Com essa decisão, a legislatura atual terminará no próximo dia 05 de março de 2019. Se até essa data não for votada, a Proposição de Lei será automaticamente arquivada.
Se você deseja ficar atualizado(a) sobre novidades à respeito da Lei de netos e bisnetos, inscreva-se em nosso informativo através do formulário de contato.