Buscar trabalho

Buscar trabalho na Espanha pode ser uma tarefa árdua se não se conhece as regras básicas do país. Aqui você vai encontrar algumas chaves que vão ajuda-lo a encontrar diversas vagas de trabalho e ser finalmente contratado por uma empresa espanhola.

Para isso, vamos apresentar alguns pontos de vista que podem não ser politicamente corretos. Contudo, estamos apenas apresentando a realidade do mercado de trabalho espanhol. O único que queremos é contribuir para que o maior número de brasileiros encontre um trabalho na Espanha e que não perca oportunidades valiosas por desconhecer fatos que ninguém quis contar para não ser mal visto.

Para quem já vive na Espanha de maneira legal, com autorização de trabalho, ou mesmo de maneira irregular, mas cumprindo os requisitos para se regularizar, é possível encontrar ofertas de trabalho e ser contratado por uma empresa.

Agora, se você está no Brasil é muito importante saber que não basta encontrar uma vaga nem ser selecionado para ter o direito de trabalhar no país. Além disso é preciso que a empresa inicie os trâmites para sua autorização de trabalho. Como já comentamos aqui, essa autorização está limitada a atividades de difícil ocupação ou à trabalhadores altamente qualificados.

Aqui nós vamos explicar as principais regras para:

  • Criar um perfil profissional adequado
  • Enviar currículos nos lugares certos
  • Quais são os principais portais de emprego

Aumentando as chances de ser contratado

Para aqueles que saltaram esse título e foram direto ao seguinte por pensar que o mercado de trabalho virtual não existe, eu sinto muito, mas as suas oportunidades vão ficar muito reduzidas, para não dizer inexistentes. Atualmente o perfil digital vem ganhando espaço sobre o tradicional Curriculum Vitae. A questão é que vivemos em uma sociedade massificada onde o selecionador não tem tempo de abrir todos e cada um dos currículos que recebe. A primeira triagem é feita pelo perfil virtual, e se esse perfil não conseguir demonstrar todo o potencial do candidato, o CV sequer será aberto e o candidato será sumariamente descartado.

Foto: World Bank Photo Collection

Ao final deste título vamos indicar as melhores plataformas virtuais para buscar emprego na Espanha. Antes disso, é importante tratar sobre os aspectos comuns dessas plataformas.

A criação de um perfil profissional adequado

1. Coloque uma fotografia adequada no perfil

Foto: Enrique Leyva

Diz o ditado que quem vê cara não vê coração, mas a realidade é que dificilmente uma empresa irá contratar, ou sequer fazer uma entrevista, com um candidato que não possui um perfil com foto. As razões para isso são diversas.

Na Espanha as empresas também buscam pessoas limpinhas, bonitinhas, cheirosinhas, etc. O empregado é a cara da empresa, e nenhum funcionário de Recursos Humanos quer ser questionado pelo chefe sobre as razões de ter escolhido, ou encaminhado para a fase seguinte da seleção, determinado candidato “estranho”. Então a menos que estejam buscando um Einstein, a verdade é que a aparência importa, e muito.

Jamais coloque uma foto recortada onde você se encontra em um grupo de amigos. Também não use fotos na praia, no campo ou em outros lugares abertos, e muito menos fotos à noite, com o fundo escuro ou em discotecas. A foto deve mostrar o candidato em postura formal, com fundo claro, como se fosse tirada da página corporativa da própria empresa. Se julgar necessário, use deliberadamente o Photoshop. Isso pode ajudá-lo a iniciar o processo de seleção e quem sabe ser chamado para uma entrevista onde poderá demonstrar que possui o potencial necessário para a vaga.

2. Indique no perfil que você já está na Espanha

Foto: Rubén

Se possível, também indique que já reside na cidade para onde vai enviar a maioria das candidaturas. Essa simples alteração é muito importante, pois as empresas temem contratar candidatos que não residem na mesma cidade e muito menos no mesmo país da vaga. Em primeiro lugar, existe o receio sobre tempo que o candidato vai precisar para se mudar antes de poder se incorporar na empresa. Em segundo lugar, existe o medo de que o candidato não se adapte ao novo país e acabe abandonando a vaga. Talvez o mais importante é o medo da empresa de que o candidato não se adapte às normas sociais ou às regras de conduta do novo país.

Para evitar tudo isso, é importante demonstrar que você já conhece as normais sociais do país e já está adaptado. Se entrarem em contato, diga que está de férias no Brasil e se proponha a realizar as entrevistas por Skype.

3. Modifique as informações do perfil de acordo com as candidaturas apresentadas

Foto: Carmen Jost

A trajetória acadêmica e profissional de uma pessoa pode sofrer diversos “desvios”, e pode haver coisas que não são interessantes destacar para empresa. Além disso, cada vaga busca um perfil concreto, de modo que o ideal seria que cada candidatura fosse acompanhada por um perfil específico criado para aquela candidatura.

Algumas plataformas já permitem criar diversos perfis que são mostrados às empresas de acordo com a programação prévia feita pelo candidato. Nessas plataformas, é aconselhável criar alguns perfis distintos que irão se adequar aos diferentes tipos de vagas.

Faça um envio massivo e dirigido de candidaturas

O envio de candidaturas à ofertas de trabalho deve ser massivo. Porém isso não quer dizer que você deve sair clicando em todas as vagas que aparecem pra você. Lembre-se que existe alguém do outro lado do computador, o selecionador, fazendo a triagem das centenas de candidaturas que recebe todos os dias. Assim como você pode ficar clicando em todas as vagas que aparecem sem analisar a fundo de que se trata o trabalho, do outro lado estará o selecionador deletando centenas de perfis que não se adequam à vaga. Então não perca tempo simplesmente clicando em “candidatar-se à vaga”.

Nevirón al día

O envio de candidaturas deve ser massivo, mas dirigido. Isso quer dizer que você pode, e deve, enviar diversas candidaturas todos os dias, mas deve também analisar e conhecer cada uma delas. Você deve compreender o perfil buscado em cada uma dessas vagas, e assim apresentar seu perfil de acordo com isso. De nada adiantará enviar 1000 candidaturas se nenhuma se corresponder ao que a empresa está buscando. Ainda que você possua as qualificações necessárias, se elas não estiverem visíveis e destacadas em seu perfil, dificilmente a empresa as verá.

A realidade é que a internet permite que as ofertas de trabalho cheguem a um enorme número de pessoas, então é muito difícil aquela antiga prática de que não sendo possível encontrar o perfil buscado, a empresa contrata um parecido. Hoje em dia, as empresas têm acesso à diversas candidaturas que preenchem exatamente as necessidades que elas buscam. Então não adianta enviar currículos à cegas.

Foto: Gabriela Pinto

Para realizar esse envio massivo e dirigido, você deve dedicar um tempo todos os dias, ou algumas horas por semana, para primeiro buscar as vagas que você possa se encaixar, depois analisar os detalhes do trabalho a ser realizado e os requisitos dos candidatos, para então adequar seu perfil digital, seu currículo e sua carta de apresentação de acordo com cada vaga em concreto. Eu sei que isso pode parecer muito trabalhoso, mas pense que se você não fizer e simplesmente enviar um CV padrão, do outro lado da internet estará o selecionador deletando candidaturas genéricas como a sua.

Algumas plataformas de emprego mostram o número de candidatos inscritos em cada vaga. Ali podemos ver vagas com centenas, as vezes milhares de inscritos. Eu pergunto, quantos deles realmente fizeram um tratamento do perfil e CV de acordo com a vaga? Certamente somente uma pequena parte deles. Esses poucos são os que realmente têm chance de ser contratados. Então, se você realmente quer encontrar um trabalho na Espanha, faça como essa pequena parte dos candidatos e realize um envio massivo e de qualidade.

Os principais portais de busca de emprego

Infojobs (www.infojobs.net) Informa o número de candidatos já inscritos: SIM Permite criar vários perfis ou currículos: SIM
Adecco (www.adecco.es) Informa o número de candidatos já inscritos: SIM Permite criar vários perfis ou currículos: NÃO

Você tem tempo para mais navegar por mais plataformas?

Então dê uma olhada nesses aqui:

Job Today (www.jobtoday.com)
Monster (www.monster.es)
Indeed (www.indeed.es)
Opciónempleo (www.opcionempleo.com)
Job and Talent (www.jobandtalent.com/es)
Michael Page (www.michaelpage.es)
Simply Hired (www.simplyhired.es)

Confira também se existe um site específico para a sua área:

Empregos em educação Colejobs (www.colejobs.es)
Empregos “verdes”, relacionados com energias renováveis Enviroo (enviroo.com)
Empregos para profissionais altamente qualificados Experteer (www.experteer.es)
Empregos para estudantes e recém formados Student Job (www.studentjob.es)
Empregos em Tecnologia da Informação Tecnoempleo (www.tecnoempleo.com)
  Tic Job (www.ticjob.es)
Empregos em Turismo e Hotelaria Turijobs (www.turijobs.com)

Continue até conseguir

Esse vídeo transmite algumas informações muito valiosas para quem quer encontrar um lugar ao sol. Vale muito apena conferir!

Avaliações

Excelente assessoria para obtenção de vistos. Me ajudaram a organizar tudo, dos papéis às melhores orientações durante...                                 

Publicada por Julian Lopes en Martes, 7 de agosto de 2018
5.0
2018-10-29T15:10:05+01:00
Excelente assessoria para obtenção de vistos. Me ajudaram a organizar tudo, dos papéis às melhores orientações durante...                                 Publicada por Julian Lopes en Martes, 7 de agosto de 2018

Excelente assessoria! Acompanharam o meu processo de visto nos pequenos detalhes do início ao fim do processo, e não...

Publicada por Hugo de Matos en Sábado, 13 de octubre de 2018
5.0
2018-10-29T15:11:03+01:00
Excelente assessoria! Acompanharam o meu processo de visto nos pequenos detalhes do início ao fim do processo, e não...Publicada por Hugo de Matos en Sábado, 13 de octubre de 2018

Salvou minha vida!!!Organizou todo o tramite para a homologação do meu currículo e já recebi.Super indico!!!                         

Publicada por Isabela Verardino en Sábado, 10 de febrero de 2018
5.0
2018-10-29T15:42:26+01:00
Salvou minha vida!!!Organizou todo o tramite para a homologação do meu currículo e já recebi.Super indico!!!                         Publicada por Isabela Verardino en Sábado, 10 de febrero de 2018
5
3