Como escolher o melhor colégio para seus filhos na Espanha



Na Espanha se costuma utilizar a palavra colégio para os centros educativos de Educação Infantil e Primária (até os 12 anos de idade). Para adolescentes a partir dos 12 anos, as escolas são chamadas de institutos.

Se você pretende ir para a Espanha e quer buscar uma escola para seu filho que tem até 12 anos, então você deve buscar um colégio.

Caso você esteja perdido com essa questão, confira aqui como funciona o sistema de educação da Espanha.

Agora, o que é importante levar em consideração na hora de buscar um colégio? As dúvidas mais freqüentes são: vale a pena escolher um colégio bilíngüe? É melhor uma escola pública, particular ou "concertada"? Muda muito a educação de uma escola para outra? É melhor dar prioridade à qualidade do ensino ou à distância de casa?

Para responder essas e outras perguntas, elaboramos um questionário com 10 perguntas que você deve fazer a si mesmo e à escola antes de matricular seu filho.

 

1. Qual é o projeto educativo do centro?


A escola deve ser a continuação do lar e dos valores da família. Por isso, na hora de escolher um colégio, é muito importante saber quais são os valores do centro educativo e se são compatíveis com os valores familiares.

Cada escola pode colocar ênfase em um ou vários aspectos distintos como pode ser promover a solidariedade, promover a integração, promover valores religiosos, a diversidade de gênero, o multiculturalismo, o crescimento pessoal, ou até mesmo colocar ênfase no aprendizado de idiomas, no conhecimento de novas tecnologias, entre outros.

Para que os valores da escola estejam alinhados com o que a família busca, é fundamental conhecer o projeto educativo do centro.

Aqui podemos encontrar um projeto público, um projeto religioso e um projeto alternativo. Verifique o projeto da escola antes de matricular seu filho.

 

2. Qual é o método pedagógico da escola?


Foto: Colegio Jean Piaget
É importante saber como a escola pretende transmitir o conhecimento e promover a socialização da criança. Para isso, o colégio pode seguir o método pedagógico tradicional ou optar por um método alternativo (como o método de Piaget ou o método de Montessori).

Caso você opte por um escola com um método alternativo, verifique se esse método é admitido pelo Ministério da Educação.

 

3. Quanto alunos por turma?


Na Espanha, o normal é que as salas de aula tenham entre 20 e 30 alunos. Então na maioria dos colégios esse deverá ser o número médio de alunos. Porém, se uma escola possui menos alunos por turma, isso é um ponto a seu favor, pois a criança receberá mais atenção por parte da professora e de uma forma mais personalizada .

 

4. Qual é a distância do colégio?

Essa questão se relaciona sobretudo com a qualidade de vida da criança. Nesse sentido, a distância do colégio irá definir se será necessário ou não depender de transporte para ir à escola. Isso vai definir a possibilidade de um engajamento mais fácil em atividades extra-escolares.

Caso o colégio esteja no bairro onde você vive, já possui uma grande vantagem frente aos outros. Porém, os demais itens que comentamos devem ser sopesados. Em muitos casos, será preferível optar por uma escola mais distante que ofereça uma educação acorde ao que buscamos.

 

5. Qual é o horário das aulas?

Essa é uma questão muito importante se os pais trabalham e não possuem familiares ou outras pessoas que possam levar ou buscar os filhos no colégio.

Normalmente o colégio vai das 9h às 14h ou das 9h às 17h. Nas primeiras semanas as crianças estão em adaptação e costumam sair antes. Verifique o horário com a escola.

 

6. Como é o dia-a-dia da escola?

A idéia aqui é que os pais possam conhecer a escola antes de matricular os filhos. Caso seja possível, é muito recomendável visitar o colégio em funcionamento, ver como são as salas de aula, como são divididos os horários,

Nessa mesma visita, é importante observar como são as instalações e se estão de acordo com o projeto educativo e modelo pedagógico proposto pela escola. Assim, por exemplo, se a escola oferece um método de educativo baseado na participação, as mesas são redondas? Se está previsto o aprendizado de novas tecnologias, existe computadores ou outros dispositivos?

Foto: Colegio Los Pinos

 

7. Inclui refeitório?

Na Espanha é muito comum que as crianças almocem na escola. Nesse sentido, verifique se o colégio possui refeitório e qual é o preço cobrado. De qualquer forma, saiba que existem "bolsas refeitório" para as famílias que tem dificuldade para pagar essas refeições.

Além de comprovar se existe refeitório, verifique que tipo de alimentação se oferece. Existe o acompanhamento de nutricionista? Existe a preocupação por oferecer uma dieta saudável?

 

8. Quem são os colegas?

Grande parte do aprendizado e da vivência da criança na escola deriva dos colegas de turma. Assim, uma questão indispensável para escolher a escola é comprovar quem serão os futuros coleguinhas. E para obter essa informação basta consultar com a escola que tipo de famílias matricula seus filhos nesse colégio.

É importante que a criança se sinta igual ao coleguinhas, isto é, que sejam de semelhante nível cultural, econômico, etc.

Foto: Colegio María Inmaculada

 

9. Que atividades extra-escolares oferece?


Esse tipo de atividades são muito importantes para ajudar a criança a desenvolver outras habilidades que não são trabalhadas em sala de aula. Essas atividades podem ser oferecidas dentro do próprio horário em que a criança freqüenta a escola, por exemplo depois do almoço antes de iniciar o turno da tarde, ou podem ser oferecidas em horário extra-escolar.

Verifique se a escola oferece atividades que se encaixam nos gostos de seu filho.

 

10. Estão previstas atividades de adaptação para alunos estrangeiros?

Se você está chegando na Espanha e seu filho vai entrar na escola sem dominar o idioma, é recomendável consultar se o colégio oferece algum tipo de adaptação (idiomática ou cultural) para alunos estrangeiros.

Porém, se não for o caso, não se preocupe, lembre que as crianças aprendem mais rápido e com muito mais facilidade que os adultos!


Quer saber como é a vida de uma família brasileira com filhos pequenos estudando na Espanha? Clique aqui e confira.

Confira também a lista dos 100 melhores colégios da Espanha em 2017.


Como escolher o melhor colégio para seus filhos na Espanha Como escolher o melhor colégio para seus filhos na Espanha Reviewed by Vanessa on 17:59 Rating: 5

Nenhum comentário: