Aberto edital 2017/2018 para Bolsas de Estudo da Fundação Carolina



Acaba de ser publicado o edital 2017/2018 para as bolsas da Fundación Carolina na Espanha. Essas bolsas se destinam exclusivamente a estudantes de países ibero-americanos (incluído Brasil).

São mais de 500 bolsas cujos valores variam conforme o curso escolhido. Existe uma ajuda para o custo da matrícula que pode ser total ou parcial. Também se oferece uma ajuda de custo para alojamento e manutenção que pode chegar aos 750 Euros mensais além de passagens de ida e volta à Espanha e um seguro médico.


As inscrições estão abertas desde 09/01/2017 até 06/04/2017.

Plaza Mayor de Madrid. Foto: Denis Jarvis


Nessa edição, as bolsas de estudos ofertadas são para: 

  • Mestrado (273 novas bolsas e 31 renovações)
  • Doutorado (35 novas bolsas e 84 renovações)
  • Estágio de Pesquisa Pós-doutorado (35 bolsas)
  • Intercâmbio de professores, pesquisadores e períodos sanduíche de alunos de doutorado (27 bolsas)
  • Empreendedorismo (2 bolsas)

Confira abaixo as modalidades.

 >>> Também pode lhe interessar: Bolsas de estudo da Universidade de Jaén


BOLSAS PARA MESTRADO


Essas bolsas vão dirigidas àqueles estudantes já graduados em uma Universidade ibero-americana e que desejam cursar um Mestrado no exterior.

Como já comentamos aqui, nas Universidades Públicas você paga somente uma taxa anual que é a matrícula, e não existe um pagamento mensal como no Brasil. Já nas Universidades Particulares é possível que você pague a matrícula e mais as mensalidades, e os valores costumam ser mais elevados.

>>> Também pode lhe interessar: As melhores Universidades da Espanha

As bolsas da Fundação Carolina se destinam à Universidades Públicas e Privadas. Algumas das bolsas cobrem o valor total da matrícula. Em alguns casos a cobertura é parcial, devendo o estudante desembolsar uma pequena parte dos custos.

Também se inclui uma ajuda de custo para alojamento e manutenção em torno a 750 Euros mensais, além da passagem de ida e volta e um seguro médico.

As bolsas de estudos estão contempladas para os seguintes Mestrado:

Ciências e Novas Tecnologias

 


Energia, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Infraestruturas



Ciências da Saúde


Economia e Finanças, Organização Empresarial e 

Desenvolvimento


Ciências Jurídicas e Sociais



Artes, Ciências Humanas e Comunicação


BOLSAS PARA DOUTORADO


As bolsas para Doutorado cobrem uma estância de 21 meses distribuídos nos 3 anos que duram o Doutorado. No final do período o bolsista pode solicitar a renovação para o seguinte ano.

A bolsa cobre a totalidade do valor da matrícula, uma ajuda de 1.200  Euros mensais, 4 passagens de ida e volta à Espanha e um seguro médico.

>>> Também pode lhe interessar: Bolsas de estudo para Doutorado na Espanha


BOLSAS PARA ESTÁGIO DE PESQUISA PÓS-DOUTORADO


As bolsas para Estágios de Pesquisa posdoc cobrem uma estância entre um e três meses. O valor também é de 1.200 Euros mensais, uma passagem de ida e volta à Espanha mais o seguro médico.

É imprescindível ser docente ou empregado de uma Universidade brasileira para poder aplicar tanto para as bolsas de Doutorado quanto para as de Posdoc, já que a Universidade brasileira deverá firmar um convênio com a Fundación Carolina. O regime dessas bolsas é em co-financiamento, de maneira que é possível que por parte da instituição brasileira se receba também alguma ajuda de custo.


INTERCÂMBIO DE PROFESSORES E PERÍODO SANDUÍCHE DE DOUTORADO


Essa é uma bolsa concedida somente para brasileiros. Para 2017/2018 se convocam 27 bolsas. Podem participar: professores universitários, pesquisadores e estudantes de doutorado que queiram realizar um período sanduíche de pesquisa na Espanha.

A duração do programa é de no mínimo um mês e de no máximo três meses. O bolsista pode escolher entre 7/01/2018 e 31/07/2018 para realizar o seu período na Espanha.

As Universidades espanholas que participam e que recebem os estudantes são:
>>> Também pode lhe interessar: As melhores Universidades da Espanha

IMPORTANTE: Nessa modalidade de bolsa, ao realizar a inscrição os interessados devem contar com uma carta convite de um professor de alguma destas Universidades. Esse documento deverá ser anexado na sua inscrição.

BOLSAS PARA EMPREENDEDORISMO


São convocadas duas bolsas para àqueles licenciados ou graduados que desejam estimular sua capacidade criativa e empreendedora, conciliando com a formação acadêmica.

Os Mestrados oferecidos visam uma formação prática no meio empresarial com o fim de preparar os estudantes para sua inserção no mercado laboral. No final do período de aulas teóricas, o estudante realizará um estágio de três meses em alguma das empresas colaboradoras.

Mestrado em Programação de jogos eletrônicos

O custo da matrícula para esse mestrado é de 14.990 Euros, sendo que a bolsa cobre 8.665 Euros. Além disso se inclui uma bolsa que cobre 100% o custo do Programa de Emprendedorismo Digital, que é de 495 Euros. Também se proporciona as passagens de ida e volta à Espanha e um seguro médico (link para o Mestrado).

Mestrado em Animação 3D de Personagens

O custo da matrícula para esse mestrado é de 14.990 Euros, sendo que a bolsa cobre 9.840 Euros. Além disso se inclui uma bolsa que cobre 100% o custo do Programa de Emprendedorismo Digital, que é de 495 Euros. Também se proporciona as passagens de ida e volta à Espanha e um seguro médico (link para o Mestrado).


As inscrições para todas as modalidades de bolsa podem ser realizadas até 06/04/2017 de maneira on-line na página da Fundación Carolina.

Caso você tenha interesse em exercer a sua profissão na Espanha, confira aqui o que você precisa para revalidar seus estudos na Espanha.

Aberto edital 2017/2018 para Bolsas de Estudo da Fundação Carolina Aberto edital 2017/2018 para Bolsas de Estudo da Fundação Carolina Reviewed by Vanessa on 17:36 Rating: 5

Nenhum comentário: