Bolsas de Mestrado na Universidade de Valladolid



Está aberto o novo edital de bolsas de Mestrado para estrangeiros da Universidade de Valladolid. As bolsas incluem uma ajuda mensal de 750 Euros, uma ajuda única de até 1.200 Euros para passagem de ida e volta e a isenção de 80% das taxas normalmente cobradas pela Universidade. Tudo isso em função da parceria com o Banco Santander.

Ainda que o edital permita a inscrição de candidatos de várias nacionalidades, os países destinatários são "preferentemente Brasil e India". Trata-se de oportunidade permanente que existe em Valladolid, pois o edital abre anualmente. Então mesmo que nesse momento você não possa se inscrever porque ainda não terminou a Graduação ou por qualquer outro motivo, pode retornar aqui o ano que vem.

Foto: Archivo Valladolid

Como se trata de um edital que abre todos os anos, nos parece importante falar um pouco mais sobre Valladolid. Aqui você vai encontrar:

- A cidade de Valladolid

Palácio de Santa Cruz. Foto: Zyllan Fotografía
>>> Também pode lhe interessar: As melhores Universidades da Espanha
>>> Também pode lhe interessar: Bolsas para Mestrado na Espanha


VALLADOLID, A CIDADE


Valladolid. Foto: Zyllan Fotografía
Valladolid (capital da Provincia de mesmo nome) é uma das mais importantes cidades da região de Castela e Leão. Com 300.000 habitantes, é um lugar tranqüilo, perfeito para quem quer se afastar por um tempo do estresse das grandes cidades. O mais significativo de Valladolid é que você tem a oportunidade de realmente submergir na cultura espanhola, pois a cidade mantém tradições antigas. Por outro lado, a população da região de Castela e Leão tem fama de ser muito educada e muita respeitosa, de modo que o estudante se sentirá bem acolhido.

Museo de la Ciencia. Foto: Chema Concellón
Muito próximo a Valladolid, há apenas 30 Km, se encontra a famosa cidade de Tordesilhas, onde foi assinado o Tratado entre Portugal e Espanha que dividia o mundo entre os dois reinos. De fato, Valladolid está muito próxima de Portugal, o que permite ao estudante aproveitar finais de semana e feriadões para conhecer o país luso. À respeito do resto da Espanha, Valladolid está muito próxima da Galícia, Astúrias e Cantábria. Recentemente foi inaugurada uma linha de trem de alta velocidade que une Madrid e Valladolid em apenas 1 hora.

VALLADOLID, A UNIVERSIDADE


Foto:  jhderojas
A Universidade de Valladolid é a terceira mais antiga da Espanha. Fundada em 1241, possui atualmente mais de 20.000 alunos. Além do Campus principal em Valladolid, a Universidade possui outros três em Segovia, Palencia e Soria. Para mais informações, consulte a página da Universidade. Cabe mencionar que na Universidade de Valladolid, estudaram, por exemplo, o famoso e premiado escritor Miguel Delibes e a atual Vice-Presidente da Espanha Soraya Saénz de Santamaría.

Outro dado interessante é que a Universidade de Valladolid possui um Programa de Professores Associados Vinculados à grandes Empresas. Isso permite que os alunos, em algumas áreas, tenham a oportunidade de ter aulas com profissionais de grandes empresas como Iberdrola, Telefônica ou Nestlé.

Universidade de Valladolid. Campus Miguel Delibes. Foto: Pablo Saludes Rodil

PROGRAMAS DE MESTRADO


CAMPUS VALLADOLID


Escuela de Ingenierías Industriales

Escuela Técnica Superior de Arquitectura

Escuela Técnica Superior de Ingeniería Informática

Escuela Técnica Superior de Ingenieros de Telecomunicación

Facultad de Ciencias

Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales

Facultad de Comercio

Facultad de Derecho

Facultad de Educación y Trabajo Social

Facultad de Filosofía y Letras

Facultad de Medicina


CAMPUS PALENCIA


Escuela Técnica Superior de Ingenierías Agrarias


CAMPUS SEGOVIA


Facultad CC. Sociales, Jurídicas y de la Comunicación

Facultad de Educación


CAMPUS SORIA


Escuela Unversitaria de Ingenierías Agrarias
  • INGENIERÍA DE LA BIOENERGÍA Y SOSTENIBILIDAD ENERGÉTICA (Sem informação disponível no momento)

Facultad de Ciencias Empresariales y del Trabajo
  • DIRECCIÓN Y ADMINISTRACIÓN DE ESCUELAS INFANTILES DE PRIMER CICLO (Sem informação disponível no momento)

Facultad de Traducción e Interpretación

AS BOLSAS DE MESTRADO


Como já comentamos aqui, no atual sistema educativo espanhol o Mestrado está programado para ter uma duração de 1 ano (em regime de dedicação exclusiva) ou, excepcionalmente, de 2 anos (em regime de dedicação parcial, compatibilizando com outra atividade, normalmente laboral). O Mestrado normalmente se compõe de um período de aulas, entre outubro e maio, e pela apresentação e defesa da Dissertação, que pode ser feita em junho ou setembro.

A maioria dos Programas de Mestrado está composto por 60 ECTS, sendo que na Espanha cada ECTS corresponde a 25 horas. Assim, o Mestrado se traduz em 1500 horas. Contudo, nem toda essa carga horária se realiza em sala de aula, pois os créditos europeus (ECTS) levam em consideração tanto as horas de aula dadas quanto o trabalho realizado pelo aluno fora da classe.


Voltando ao tema da bolsa, os benefícios são:
  • Passagens de avião de ida e volta à Espanha (máximo 1.200 Euros);
  • 750 Euros mensais (durante os 9 meses que dura o Mestrado);
  • Isenção de 80% das taxas da Universidade*;
  • Seguro médico.
Sobre os 20% das taxas que a bolsa não cobre, na maioria dos Programas de Mestrado esse valor é de aproximadamente 500 Euros. Para confirmar o valor exato do seu Programa, clique aqui.

IMPORTANTE: Como comentamos, a defesa da Dissertação pode ser feita tanto em junho quanto em setembro. Porém, em qualquer caso é preciso realizar o depósito com algum tempo de antecedência, as vezes mais de um mês. Para realizar a defesa em junho, o período de depósito costuma coincidir com as aulas do Mestrado. Por isso, muitos estudantes optam por realizar a defesa em setembro, e assim finalizar a dissertação durante os meses de verão (junho, julho e agosto). Nesse caso, tenha em consideração que a bolsa cobre apenas 9 meses de permanência na Espanha, não 12.

www.facebook.com/espanhalegal.info

Requisitos e critérios de seleção

  • Diploma de Graduação que possibilite ingressar no Mestrado;
  • Nota média na Graduação igual ou superior a 7 pontos (na escala 0-10);
  • Não estar cursando ou ter cursado Mestrado em outra Universidade espanhola;
  • Não haver residido na Espanha por mais de 12 meses nos últimos 3 anos;
  • Parecer favorável do órgão responsável pelo Programa de Mestrado (Esse parecer leva em conta a área dos estudos de Graduação do candidato, a experiência prévia na área do Mestrado e as cartas de recomendação apresentadas).

Documentos

  • Cópia do Passaporte;
  • Cópia do Histórico Escolar (constando a nota de cada matéria e a média final);
  • Cópia do Diploma de Graduação;
  • Certificado da Universidade que expediu o Diploma informando que este permite o acesso ao Mestrado;
  • Curriculum Vitae (no formato EUROPASS);
  • Duas cartas de recomendação (preferencialmente de professores). As cartas devem estar assinadas, e indicar a instituição à que pertence quem assina. O destinatário é o "Sr. Presidente de la Comisión de Selección del Programa de becas Iberoamérica+Asia/ Universidad de Valladolid- Banco de Santander".
  • Juramento de honra de que não cursou, nem está cursando, outro Mestrado na Espanha. O modelo deve ser este.

Prazo

A inscrição pode ser feita on-line até 22/02/2016.

>>> Também pode lhe interessar: As melhores Universidades da Espanha
>>> Também pode lhe interessar: Bolsas para Mestrado na Espanha

Para conferir o edital, clique aqui.
Para realizar a inscrição e anexar os documentos, clique aqui.


Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário ou entre em contato que responderemos o mais breve possível!


Bolsas de Mestrado na Universidade de Valladolid Bolsas de Mestrado na Universidade de Valladolid Reviewed by Víctor on 11:00 Rating: 5